segunda-feira, 22 de março de 2010

Inclusão: a escola para todos

Pensando em uma escola que possa viabilizar de fato a inclusão de todos os alunos temos que pensar em alguns aspectos importantes no funcionamento da escola e a aprendizagem de cada de forma a garantir a qualidade do ensino.

Numa escola inclusiva se faz importante individualizarmos o programa instrucional para todos os alunos, sejam eles deficientes ou não, e oferecermos os recursos que cada aluno necessita para explorar seus interesses individuais no ambiente escolar.

A escola deve estar plenamente comprometida em desenvolver uma comunidade que se preocupem em fomentar o respeito mútuo e o apoio entre a equipe escolar, os pais e os alunos, comunidade essa na qual acreditamos honestamente que os alunos sem deficiência podem beneficiar-se da amizade com colegas deficientes e vice-versa.

Os alunos devem ser estimular a plena participação dos alunos com deficiência na vida da escola, inclusive nas atividades extracurriculares.

A escola inclusiva deve estar preparada para modificar os sistemas de apoio para os alunos à medida que suas necessidades mudem ao longo do ano escolar de tal forma que eles possam atingir e experienciar sucessos e sentir que verdadeiramente pertencem à sua escola e à sua saia de aula.

O currículo dos alunos com deficiência deve ser pleno na medida de suas capacidades e ser modificado na medida do necessário para que eles possam partilhar elementos destas experiências com seus colegas sem deficiência.

Penso que a inclusão deve ser feita de forma a se obter crescimentos por parte do aluno a ser incluído, dos alunos que estão ao redor mesmo esse sem deficiência, aos funcionários da escola e professores, pois deve ser mais uma forma de aprendizagem para todos, pois ninguém nasce sabendo cada um deve buscar a melhor forma de ajudar uns aos outros.

A inclusão de um aluno em sala regular não deve ser encarada como obstáculo e sim como uma forma de aprendizagem, o professor ao se formar não se forma sabendo tudo é na pratica de sala de aula que se aprende varias coisas, e é na pratica do trabalho com um aluno inclusivo que aprendemos o como trabalhar com tal deficiência. Mesmo porque todos nos temos individualidades e necessitamos de atendimentos especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário