A educação a distancia - EaD tem passado por diversas mudanças tecnológicas. Teve inicio com o uso de matérias impressos e correspondências, atualmente utiliza-se das Novas Tecnologias e Comunicação- TICs.
De acordo com Belloni (2002), a realidade educacional e social mudou com a chegada da tecnologia a procura por conhecimento cresceu. A sociedade do conhecimento valoriza o saber em relação a pratica, ou seja, as habilidades e competências que o individuo adquire com a educação, influenciando cada vez mais o crescimento e acesso a informação.
Entretanto o maior desafio de hoje é transformar informação em conhecimento, surge então a necessidade de utilizar das tecnologias em favor do aprendizado surgindo a EaD, modalidade de auxilio, para atender ao publico que por motivo da vida moderna ficam sem tempo de freqüentar aulas presencias e até ou que esteja distante.
Conforme Faria e Vasconcelos (2009), destacam que pesquisas realizadas apontam a utilização da EaD desde 1891, onde oferecia cursos profissionalizantes por correspondência. Em 1904 inicia-se o ensino privado por correspondência recorrendo às mídias impressas pelo correio. No ano de 1923 o radio surge com função educativa. Entre
Para as autoras, EaD está em constante transformação devido aos avanços das tecnologias que vem acontecendo rapidamente em nosso pais. Por volta de 1990 acrescenta-se a essas tecnologias, a teleconferência para capacitações, e em 1994 os cursos superiores a distancia são oferecidos por meio e mídias impressas.
Com a expansão da internet, em 1995 as Instituições de Ensino Superior passa a utilizá-la por meio da Rede Nacional de Pesquisas. Nesse mesmo ano a Lei de Diretrizes e Bases oficializa a Educação a Distancia no Brasil por meio do decreto nº. 2494, de 10 de fevereiro de 1998. No ano de
Devido ao desenvolvimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens em 1997 inicia-se a oferta de cursos de especialização a distancia por meio da internet em universidade publicas e particulares. Por volta de 1999 e 2001 surge as redes privadas, públicas e confessionais para a colaboração das metodologias e tecnologias em favor das NTICs e na EaD.
As autoras acreditam que a oficialização do credenciamento das instituições universitárias com o objetivo de atuar na educação a distancia aparece por volta de 1999 a 2002. Nos meados de 2004, a Web 2.0 vem colaborar com a EaD como ferramenta de acesso.
Em 2005 o Ministério da Educação desenvolve o Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo em vista o crescimento e efetivação da disponibilidade de cursos e programas do nível superior. Após o surgimento da tecnologia 3G em
De acordo com a evolução da EaD, compreende-se que essa modalidade de ensino vem ganhando credibilidade por meio das leis especificas que as garantem, e vários exemplo de cursos que se findam com sucesso, confirmando que esse tipo de ensino vem sanando algumas das dificuldades que impossibilitavam o aprendizado.
Creio que EaD é uma modalidade de ensino que vem contribuindo de maneira muito significativa no aprendizado das pessoas, permitindo discussões, reflexões, oportunizando a construção de novos conhecimentos. Esse tipo de educação se fortalece na necessidade que as pessoas têm de aprender e na falta flexibilidade de tempo, espaço o a acessibilidade a educação que em muitos lugares ainda podemos encontrar a evasão por conta das dificuldades criadas pelo sistema, metodologia de ensino e práticas docentes.
A Educação a Distancia não chega apenas como um marco importante para a educação, mas principalmente para melhorar a educação e torna - lá acessível a todos na forma que garante a lei.
Referencias bibliográficas:
BELLONI, M.L. ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Educação & Sociedade, ano23, n.78, abr. 2002
FARIA, D. e Vasconcelos, J. S. A Educação à Distância (EaD)
Como Modalidade Auxiliar na Formação e Qualificação das Pessoas Com Deficiência. Disponibilizado em HTTP: www.bengalalegal.com /ead.php.
Nenhum comentário:
Postar um comentário