quinta-feira, 18 de março de 2010

EAD no Brasil


A educação a distancia - EaD tem passado por diversas mudanças tecnológicas. Teve inicio com o uso de matérias impressos e correspondências, atualmente utiliza-se das Novas Tecnologias e Comunicação- TICs.

De acordo com Belloni (2002), a realidade educacional e social mudou com a chegada da tecnologia a procura por conhecimento cresceu. A sociedade do conhecimento valoriza o saber em relação a pratica, ou seja, as habilidades e competências que o individuo adquire com a educação, influenciando cada vez mais o crescimento e acesso a informação.

Entretanto o maior desafio de hoje é transformar informação em conhecimento, surge então a necessidade de utilizar das tecnologias em favor do aprendizado surgindo a EaD, modalidade de auxilio, para atender ao publico que por motivo da vida moderna ficam sem tempo de freqüentar aulas presencias e até ou que esteja distante.

Conforme Faria e Vasconcelos (2009), destacam que pesquisas realizadas apontam a utilização da EaD desde 1891, onde oferecia cursos profissionalizantes por correspondência. Em 1904 inicia-se o ensino privado por correspondência recorrendo às mídias impressas pelo correio. No ano de 1923 o radio surge com função educativa. Entre 1965 a 1970 a EaD entra em uma nova fase com o surgimento das TVs educativas do poder público. A oferta de supletivos por meio de tele cursos chega em 1980, utilizando a televisão e matérias impressos, sem fins lucrativos. No ano de 1985 os computadores começam a ser usados pelas universidades em redes locais. Esta ferramenta começa a ser mais utilizada por volta de 1989, por causa da criação da Rede Nacional de Pesquisa, lá pelos meados de 1998 utilizam-se do uso de mídias de armazenamento como disquetes, CD-ROM entre outros para a difusão do vídeo-aulas.

Para as autoras, EaD está em constante transformação devido aos avanços das tecnologias que vem acontecendo rapidamente em nosso pais. Por volta de 1990 acrescenta-se a essas tecnologias, a teleconferência para capacitações, e em 1994 os cursos superiores a distancia são oferecidos por meio e mídias impressas.

Com a expansão da internet, em 1995 as Instituições de Ensino Superior passa a utilizá-la por meio da Rede Nacional de Pesquisas. Nesse mesmo ano a Lei de Diretrizes e Bases oficializa a Educação a Distancia no Brasil por meio do decreto nº. 2494, de 10 de fevereiro de 1998. No ano de 1996, a oferta das redes de teleconferências aumenta por conta dos mestrados a distancia por meio de parcerias das empresas privadas com as universidades publicas.

Devido ao desenvolvimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens em 1997 inicia-se a oferta de cursos de especialização a distancia por meio da internet em universidade publicas e particulares. Por volta de 1999 e 2001 surge as redes privadas, públicas e confessionais para a colaboração das metodologias e tecnologias em favor das NTICs e na EaD.

As autoras acreditam que a oficialização do credenciamento das instituições universitárias com o objetivo de atuar na educação a distancia aparece por volta de 1999 a 2002. Nos meados de 2004, a Web 2.0 vem colaborar com a EaD como ferramenta de acesso.

Em 2005 o Ministério da Educação desenvolve o Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo em vista o crescimento e efetivação da disponibilidade de cursos e programas do nível superior. Após o surgimento da tecnologia 3G em 2008, a EaD passa a utilizá-la para o envio de material multimídia via celular.

De acordo com a evolução da EaD, compreende-se que essa modalidade de ensino vem ganhando credibilidade por meio das leis especificas que as garantem, e vários exemplo de cursos que se findam com sucesso, confirmando que esse tipo de ensino vem sanando algumas das dificuldades que impossibilitavam o aprendizado.

Creio que EaD é uma modalidade de ensino que vem contribuindo de maneira muito significativa no aprendizado das pessoas, permitindo discussões, reflexões, oportunizando a construção de novos conhecimentos. Esse tipo de educação se fortalece na necessidade que as pessoas têm de aprender e na falta flexibilidade de tempo, espaço o a acessibilidade a educação que em muitos lugares ainda podemos encontrar a evasão por conta das dificuldades criadas pelo sistema, metodologia de ensino e práticas docentes.

A Educação a Distancia não chega apenas como um marco importante para a educação, mas principalmente para melhorar a educação e torna - lá acessível a todos na forma que garante a lei.

Referencias bibliográficas:

BELLONI, M.L. ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Educação & Sociedade, ano23, n.78, abr. 2002

FARIA, D. e Vasconcelos, J. S. A Educação à Distância (EaD)
Como Modalidade Auxiliar na Formação e Qualificação das Pessoas Com Deficiência. Disponibilizado em HTTP: www.bengalalegal.com /ead.php.

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