segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas de livros...

Aqui vai algumas dicas de livros no qual podemos trabalhar o preconceito dentro da sala de aula.

  • Felicidade Não Tem Cor
"O livro fala sobre um menino chamado Fael que era caçoado pelos amigos por causa de sua cor. Ele ficava muito chateado com os racistas que existiam em sua sala de aula. Um dia, ele resolve ir a uma rádio chamada 'Roda-Viva' para perguntar ao locutor o endereço do Michael Jackson, para perguntar a ele como ele tinha ficado branco... O locutor vai ensinar a Fael que você não precisa ser branco para ser feliz. E Fael esquece este negócio de ficar branco. Eu adorei a história pois ela fala que você não precisa ser branco ou de qualquer outra cor para ser feliz."
Autor: Júlio Emílio Braz. Editora: Moderna.


  • MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

ANA MARIA MACHADO
O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.

  • O Segredo da Amizade

Wagner Costa
Esta sensível história sobre uma flor e um raio de sol (que representam aspectos humanos de todos nós) faz o leitor pensar sobre o valor da amizade e da solidariedade e sobre os preconceitos daqueles que não toleram as diferenças individuais. A linguagem poética e as inspiradas ilustrações são recursos utilizados para criar um ambiente propício a uma reflexão sobre os
sentimentos.


Irmão Negro –

Walcyr Carrasco

Em ‘Irmão negro’, o narrador da história, Leo, é filho único e sempre desejou ter irmãos. Quando sua mãe recebe uma carta, fica chocada ao saber que sua irmã faleceu e deixou um filho, Sérgio, que está abandonado, vivendo nas ruas. A mãe de Leo viaja para Salvador e de lá traz seu primo, que deverá ser incorporado à família como “irmão’ de Leo. Sérgio é negro e a convivência se mostra difícil – o menino é faminto e calado. Assusta-se com facilidade. Desconhece vida de classe média. É discriminado pelos amigos de Leo e sofre o preconceito quando sai a passear com ele. O menino negro possui também um segredo. Só quando Leo consegue descobrir seu afeto pelo irmão negro o mistério é revelado. Assim, aos poucos, Leo aprende a enfrentar as dificuldades causadas pelo preconceito e ajuda seu irmão a se integrar com outras crianças e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário