terça-feira, 9 de março de 2010

Educação ambiental

No perímetro urbano de todas as cidades, a escola alem de outros meios de comunicação se faz responsável pela educação e formação do individuo e sociedade.

Devido a população estar cada vez mais envolvida com novas tecnologias e mais acostumadas com cenários urbanos, vem se perdendo a relação natural que existiam entre o ser humano a terra e suas culturas, deixando de existir valores relacionados com a natureza perdendo-se os pontos de referencia na atual sociedade moderna.

A educação ambiental se mostra em uma forma abragente de educação, propondo-se atingir todos os cidadãos, por meio de um projeto pedagógico permanente que procura desenvolver no educando uma consciência critica sobre os problemas ambientais.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que no inicio tinha um mínimo de interferência nos ecossistemas, nos dias atuais vem sendo feita de forma abusiva, e extremamente destrutiva ninguém se preocupa em fazer o uso de forma consciente e sim se preocupam no consumismo, globalização e no lucro que podem ter com tantas riquezas.

Após tantas revoltas naturais sobre os homens e a grande importância que os recursos naturais tem na vida de cada um, pensando nas grandes dificuldades de miséria que os homens já começaram a sofrer, se faz necessário todos pensar em uma forma de mudar o uso e aproveitamento desses recursos.

A escola tem a grande responsabilidade em desenvolver o pensamento critica e as mudanças de habito de seus alunos pois se mostra como um meio abrangente podendo alcançar qualquer classe social, credo, raça, etc..

Mostrando e incutindo nesses alunos e comunidade que se quisermos preservar e ter uma vida sem passar necessidade é necessário a mudança de atitudes tais como começar a pensar e colocar em pratica o desenvolvimento sustentável que nada mais é a capacidade de usar todos os recursos que a natureza nos oferece de forma a suprir apenas as necessidade de cada um.

A escola deve desenvolver programa onde de educação ambiental efetivo promovendo ao mesmo tempo o conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias a preservação e a melhoria da qualidade ambiental. Iniciando pela escola, expandindo pela vizinha podendo se repercutir por toda cidade, região, etc.

A aprendizagem e mudanças de hábitos por parte dos alunos se efetivaram se as situações nas quais os alunos estão envolvidos forem situações reais de sua cidade, do meio em que vivem professor, Aluno e comunidade escolar.

Os princípios mais importantes a serem desenvolvidos na escola para que haja participação efetiva e mudanças de hábitos são:

· Sensibilização: o processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;

· Compreensão: conhecimento do que compõe e do rege os sistemas naturais;

· Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;

· Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;

· Cidadania: participar ativamente e resgatando direitos e promovendo uma atitude ética conciliando homem e natureza, de forma harmônica.

O maior objetivo da educação ambiental é conscientizar as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam alcançar a qualidade de vida preservando o que esta ao seu lado. So conseguimos isso depois de conhecer realmente os recursos que nos cercam e os problemas ambientais causados pela exploração do homem,

O mais importante é tentar criar novos hábitos com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento. A educação ambiental se faz por meio da participação comunitária e não individualista.

A educação ambiental nas escolas é fundamental, pois os conceitos devem ser trabalhados de forma interdisciplinar adequando a realidade local. Se fazendo relevante em todo processo de educação seja ela formal ou informal, de forma que nos seres humanos possa reaprender a nossa existência no planeta, o avanço do conhecimento humano nos faz enxergar o quão pequenos somos diante da diversidade de vida que esta ao nosso redor precisando de atenção, visto que é fundamental que todos adquiram conhecimentos básicos de ecologia, para que se possa aprender com a vida, que não pára nunca, de aprender.

Referencias bibliográficas:

http://portal.mec.gov.br

http://www.apromac.org.br/ea005.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário