domingo, 21 de fevereiro de 2010

Educação na Diversidade

Não havia me atentado o quanto é importante a forma que estimula a criança a enxergar as desigualdades e diferenças, a meu ver apenas estimular a compreensão delas sobre esse assunto bastava para diminuição da discriminação em geral.

Entretanto, apos alguns estudos, percebi que o tipo de estímulo e as estratégias usadas com essas crianças podem acentuar ainda mais a discriminação, as diferenças fazendo esses alunos pensarem que existem camadas populacionais superiores e inferiores, o que numa educação para igualdade não é correto apenas legitima o que já vem ocorrendo.

A igualdade social acontecerá quando houver uma educação voltada para o desenvolvimento intelectual, funcional e moral de cada indivíduo. Dando oportunidades de se desenvolverem de forma autônoma e crítica, onde o indivíduo busca seus próprios direitos e deveres, participação e modificação da sociedade em suas estruturas, por meio de uma participação coletiva, pensando no bem comum.

Ao meu entendimento, a educação para a diversidade se dá por meio do aprendizado de uma cidadania ativa, onde o indivíduo colabora para mudanças sociais, como por exemplo, uma criança irá aprender a ser um cidadão ativo conforme suas experiências em sala de aula, onde a cada oportunidade de pensar em mudanças e/ou expressar suas opiniões, faz tudo isso refletindo em um bem comum para todos ali presentes e não pensando só em si.

Se nós educadores dentro de sala de aula dar mais autonomia para que a criança pense e expresse suas opiniões com idéias e mudanças que se aplique a toda a sala sem que não haja prejuízo algum para ninguém, acredito que estaremos propondo uma educação para diversidade e sem discriminação, pois esse indivíduo crescerá um cidadão ativo, porém consciente de seus atos.

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