A diversidade e a diferença se fazem presentes na construção da identidade humana, que é adquirida por meio de conjuntos de elementos culturais adquiridos por cada individuo através da herança cultural, com isso as diferenças se faz presentes evidenciando as diferenças existentes entre um grupo e outro.
Entre diferenças e desigualdades a discriminação vem sendo sofrida por diversidades de raças, credos, opções sexuais, classe social, etnia etc.
Penso que ser uma pessoa diferente e pensar de forma diferente agir, viver e a desigualdade vem sendo gerada pela discriminação sofrida, pois pessoa diferente está inserida na diversidade, de etnias, opção sexual, raças, línguas... Pessoa desigual é a pessoa que está num patamar acima da outra, economicamente, socialmente, psicologicamente, etc. Compreendo estes termos desta forma, porem isso não quer dizer que nos dois casos não haja exclusão e discriminação das pessoas.
Como educadores devemos no atentar as peculiaridades da diferença interrogando-a e a percebendo de forma coletiva.
Uma escola de qualidade é repensar a perspectiva de uma educação inclusiva., compreendendo e respeitando as diferenças raciais, culturais, étnicas, sexuais e outros.
Se a educação for feita de forma a favorecer a dominação cultural e étnica de grupos que se dizem dominantes não haverá meios de banir com a discriminação aumentando assim a exclusão, portanto devemos pensar em uma educação que favoreça o respeito e a igualdade de todos, em um currículo multicultural que oriente os problemas que a diferença traz, reconhecendo as diferenças e os direitos de cada um e de seus grupos de preferências.
É necessário que seja oferecido uma formação mais ampla para os alunos, com o objetivo de fazer com que haja interação entre eles e a realidade se autodescobrindo e descobrindo um mundo novo que esta bem ali ao seu redor.
Mudanças nunca são vistas com bons olhos, porem a mudança surge quando a própria escola se torna espaço (trans) formador, e é somente assim que conseguiremos construir uma sociedade mais justa, que pratica inclusão e não a exclusão, e que faca da escola um espaço de construção por meio das valorizações das individualidades, sempre respeitando as diferenças, diante das diversas culturas onde a educação se faz essencial para um mundo melhor.
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